Conheça os prós e os contras da micropigmentação fio a fio

A micropigmentação fio a fio é um procedimento estético utilizado para preencher e contornar as sobrancelhas.

Por proporcionar um efeito duradouro, está conquistando cada vez mais pessoas que querem realçar o olhar e dar mais destaque a essa região do rosto.

Ficou interessada e quer saber mais sobre essa técnica? Então conheça os prós e contras da sua aplicação a seguir!

Prós e contras da micropigmentação fio a fio

  • Prós

A micropigmentação é realizada com o dermógrafo, aparelho similar ao da tatuagem, sendo a diferença principal o fato do dermógrafo ter menos microagulhas e ter rotação mais leve, pois é usado para aplicar o pigmento apenas na segunda camada da pele.

O procedimento é realizado com pigmentos hipoalergênicos específicos para micropigmentação, e agulhas descartáveis. Para evitar a dor, um anestésico é aplicado antes do processo.

Pelo fato da pele ficar sensível, é muito importante manter alguns cuidados depois da aplicação. Por exemplo, deve-se evitar a exposição ao sol nos primeiros 15 dias, banho de mar e piscina, produtos com ácidos ou outros abrasivos.

Por outro lado, o uso de hidratantes (manteiga de cacau líquida ou óleo de girassol) é recomendado para evitar o aparecimento de casquinhas que podem prejudicar a cor do pigmento.

Esse procedimento estético é mais popular nas sobrancelhas, mas também pode ser feito na área dos olhos, mamilos e boca. Saiba mais:

Sobrancelhas

A micropigmentação tem como finalidade preencher a sobrancelha ou corrigir falhas. É recomendada para quem tem falhas provocadas por acidentes, ou para as pessoas que tem as sobrancelhas muito finas e desejam dar mais preenchimento a essa parte do rosto.

Olhos

Um traço bem fino é feito na linha dos cílios, ou na linha d’água, para realçar os olhos. Para proporcionar um efeito natural, o traço deve ser realmente bem fino, como o feito por um lápis de olho ou delineador.

Boca

Há quem tem a boca muito pálida ou quem teve problemas como herpes labial, que faz com que se perca a linha de contorno dos lábios. Dessa forma, é aplicado um pigmento rosado, de forma suave, para definir melhor a boca.

Mamilo

Indicada para mulheres que passaram por alguma cirurgia nos mamilos, ou que tem mamilos muito claros, a micropigmentação neste caso contorna a auréola.

  • Contra

Embora também seja conhecida como “maquiagem definitiva”, a técnica de micropigmentação dura de 1 a 3 anos, dependendo de alguns fatores como renovação celular, estilo de vida e cuidados. Para manter a boa aparência do micropigmentação, será necessário fazer alguns retoques ao longo desse período.

Caso a cliente se arrependa do procedimento, o processo para remover a pigmentação não é dos mais simples – da mesma forma que ocorre com a remoção de tatuagem.

Para remover micropigmentação, é usado um pigmento que clareie a pele. Outra maneira é a aplicação de laser, mas esse método tem suas restrições, pois pode remover os pelos ou danificá-los.

Essa técnica também tem algumas contraindicações e não deve ser realizada em quem tem diabetes, hemofilia, doenças infectocontagiosas, AIDS e câncer, ou em pessoas que sofrem de trombose ou glaucoma, alérgicas à pigmentos e anestésicos, gestantes e lactantes. Também não é um procedimento indicado para quem tende a ter queloide.

Apesar dos contras, a técnica de micropigmentação fio a fio é uma ótima alternativa para quem deseja realçar seus traços, de forma natural e duradoura.