Descubra como manter a micropigmentação por mais tempo

A micropigmentação é o procedimento de implantação de tinta embaixo da pele, onde o tempo faz com que a mesma desbote ou desapareça; Porem se tomarmos alguns cuidados, conseguimos prolongar sua duração na pele e ficar bonita por muito mais tempo.

Como manter a micropigmentação por mais tempo

Geralmente, a micropigmentação dura cerca de 6 meses a 3 anos, dependendo da técnica escolhida. No entanto, diferentes fatores podem influenciar na duração.

Além disso, é preciso fazer o retoque após o procedimento completar, devido à oleosidade da pele e processo de renovação de células.

Há também outros fatores que podem reduzir o tempo da micropigmentação e interferir na sua cor, como uso de produtos para pele compostos de ácido, exposição constante ao sol, entre outros.

Sabendo isso, é muito importante seguir alguns cuidados básicos para manter a micropigmentação por mais tempo. Os principais cuidados são:

  • Nos primeiros 3 dias após o procedimento, deve-se evitar a exposição aos raios solares e ao calor (até mesmo do secador de cabelo). Além disso, recomenda-se usar protetor solar na área, o protetor só poderá ser passado após 5 dias, quando a área pigmentada já estiver com sua  pele fechada para evitar alergias.
  • Compressas geladas após o procedimento, são ótimas para amenizar o edema, fechar os poros e manter os pelos desenhados bem fininhos e naturais.
  • Lavar duas vexes ao dia, manhã e noite com sabonete neutro liquido, ajuda a eliminar acumulo de plasma e sujeiras além de evitar a formação de cascas grossas ou crostas, que fazem a micropigmentação ficar falhada. Higienize sempre as mãos antes de entrar em contato com o local micropigmentado;
  • Não é necessário o uso de cicatrizantes, neste caso os cicatrizantes atrapalham a pigmentação, fazendo com que fiquem claras.
  • Hidratar o local constantemente evitando que o mesmo fique seco, é fundamental para a perfeita cicatrização e nós indicamos o óleo de girassol (dersani) ou manteiga de cacau liquida.
  • Não esfoliar ou coçar a pele e principalmente não arrancar as casquinhas caso apareçam na área afetada;
  • Não use produtos com ácido no local afetado;
  • Evite álcool, cigarros, drogas e alimento muito gordurosos.
  • Durante o processo de cicatrização, não deve-se usar maquiagem, pode causar alergias.

Além das medidas citadas acima, você também não entrar na piscina, mar ou sauna, não suar exageradamente, não tomar banhos muito quentes nos primeiros 15 dias depois do procedimento.

Outras informações importantes

É muito importante seguir os cuidados de forma correta, e a fase que requer mais atenção são os primeiros 10 dias, dependendo do local pigmentado ou processo de cicatrização de cada pessoa.

É fundamental não usar cremes com ácidos, não se expor aos raios solares e não usar esfoliantes no local afetado. Também evite entrar no mar, piscina ou sauna.

Durante o processo de cicatrização, poderão surgir casquinhas na área pigmentada, e isso é normal. Mas atenção: não arranque essas casquinhas e nem coce a pele, pois assim a pele ficará protegida contra bactérias e os pigmentos poderão ser fixados melhor.

Agora que você já sabe como manter a micropigmentação por mais tempo, basta tomar os cuidados necessários para garantir que as suas sobrancelhas permaneçam bonitas e bem cuidadas por um longo período de tempo.